Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Ammit e Apófis




 Ammit, conhecido como "A devoradora de almas", é uma criatura Egípcia que personifica a retribuição divina para todos os males da vida e a devoradora das almas rejeitadas pela balança de Ma’at. Essa criatura possui uma estrutura física dividida em cabeça de Crocodilo, corpo de Leão e os membros inferiores de um Hipopótamo.
  Ammit tem sua morada em Duat (Submundo dos Egípcios), onde se senta do lado da Balança de Ma’at e aguarda os julgamentos dos corações. Tal criatura não era cultuada pelos Egípcios, ao invés disso, eles enxergavam Ammit como a encarnação de todas as almas em seus aspectos ruins, temendo por sua rejeição perante os princípios de Ma’at.
 Quando uma alma era renegada pela balança de Ma’at, Ammit usava suas garras para dilacerar os fluidos de sua alma e a devorava, fazendo-a regredir para o estado de Caos. Acredita-se que Ammit tenha sido uma das primeiras criaturas criada na mitologia Egípcia e uma das mais temidas pelos Egípcios.





Apófis, também conhecido como Apep, é uma grande serpente que personifica o caos, a destruição e o mau. É a principal inimiga de Rá, com quem luta todas as noites e morre, ressuscitando na noite seguinte. Alguns mitos dizem que Seth, a pedido de Rá, derrota Apep durante a descida da barca solar até o submundo.
 Apep não era reverenciado no Egito Antigo, os Egípcios se protegiam da criatura e utilizavam encantos mágicos para destruir o monstro, dando-lhes proteção contra a serpente e outras criaturas mortais.  Acredita-se que Apófis tenha um papel primordial na criação do universo e que a grande serpente tenha nascido antes do inicio do caos.


Texto escrito por Petrus Pluviam




Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas deste blog

Meditando com Bast

  Bastet (Bast) é a Deusa egípcia da fertilidade, alegria, protetora dos gatos e de outros animais. Foi uma das Deusas mais cultuadas no Egito antigo e seu culto se predominava em Bubastis. Alguns a cultuavam como uma Deusa solar, contudo, os Egípcios consideravam Bast como uma Deusa Lunar por relacionar gatos à lua. Símbolos: Sistro, Gato, Ankh, sol e lua Oferendas: Leite, Óleos perfumados, frutas e incensos. Dia da semana : Domingo Velas: Verde, Amarelo ou Dourado.   Acomode-se em uma posição confortável e busque a tranquilidade. Se achar necessário, acenda uma vela Branca, Dourada ou amarela para representar a Deusa Gato. Respire fundo sentindo o ar adentrando em seus pulmões e saindo pela sua boca. Limpe a sua mente dos pensamentos pesados e a deixe leve como uma pena. Esqueça os problemas do cotidiano, sinta-se relaxado e tranquilo. Feche os olhos.      Dentro da sua mente você abre os olhos, a sua frente se encontra uma grande floresta co

A construção do muro de Asgard

Tensões e Evoluções: A Relação Entre o Catolicismo e a Comunidade LGBTQ+

O catolicismo tem uma história complexa em relação à comunidade LGBTQ+. Enquanto as doutrinas tradicionais da Igreja frequentemente enfatizaram visões conservadoras sobre sexualidade e gênero, houve evoluções em alguns aspectos. Nos últimos anos, algumas vozes dentro da Igreja Católica têm se manifestado em apoio aos direitos e dignidade das pessoas LGBTQ+. O Papa Francisco, por exemplo, expressou a necessidade de uma abordagem mais compassiva, afirmando que os indivíduos LGBTQ+ devem ser respeitados e amados. Em 2019, ele mencionou que "as pessoas homossexuais têm o direito de estar em uma família". Apesar disso, a doutrina oficial da Igreja ainda sustenta a visão tradicional de que as relações homossexuais são moralmente erradas. A Congregação para a Doutrina da Fé, em 2003, emitiu uma declaração chamada "Considerações sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais", que afirmava a oposição da Igreja ao casamento entre